Cada vez mais a presença digital das empresas vem se desenvolvendo e separando o joio do trigo no que diz respeito ao pilares do posicionamento digital. Diante disso, não há mais espaço para meio termo em profissionalização de marketing digital no ambiente web.
O sucesso da sua empresa depende muito hoje desse posicionamento e é importante ao menos entender como e onde deslocar o esforço da sua empresa em termos de desenvolvimento dos seus negócios online.
Basta olhar para o lado e ver que seus concorrentes estão constantemente afirmando seu posicionamento digital, além de expandindo aos poucos a sua presença no mercado se utilizando da “alavancagem” da internet.
Seja através de ferramenta ou por meio de canais, todos os dias existem dezenas de soluções sendo criadas e desenvolvidas em prol do posicionamento digital de empresas e pessoas.
Exta expansão em escala está se tornando cada vez mais clara e mais necessitada para que o direcionamento dos seus objetivos de marketing online possam ser alcançados.
Neste artigo nós iremos abordas os 8 pilares do posicionamento digital e suas extensibilidades ao mundo do marketing digital para que você e sua empresa possam fazer ou refazer sua leitura de marketing digital.
Os 8 pilares do posicionamento digital e suas extensões podem ser utilizados como um verdadeiro Checkup do sucesso de sua empresa na web.
Isto é, podem servir ao seu negócio como verdadeiros balisadores estratégicos no que diz respeito ao direcionamento de esforços na web.
MÍDIAS SOCIAIS COMO BASE DO POSICIONAMENTO DIGITAL
Iniciando os 8 pilares do posicionamento digital as mídias sociais provavelmente são a base da presença digital de quase todas as empresas no mundo.
Através das mídias as empresas têm acesso direto ao público-alvo e também ao público geral tanto através de conteúdo orgânico quanto através de conteúdo pago.
Estar presente nas mídias sociais é o básico no que diz respeito ao marketing digital. Porém, a mera presença não garante sucesso nas redes, porém sua ausência pode afetar consideravelmente uma organização.
É necessário um planejamento amplo de posicionamento de marca, conteúdo, engajamento, público etc, para que uma empresa possa extrair de maneira eficiente e objetiva das mídias sociais.
Ou seja, criar um perfil nas mídias sociais não adianta se a empresa não tem projeto relacionado ao seu posicionamento web. A criação de um perfil nas redes sociais deve ser acompanhada de um planejamento digital estratégico para sua finalidade.
Os principais meios para explorar esta estratégia são as próprias mídias sociais, tais quais:
Entre outras.
É importante lembrar que cada mídia tem um perfil de público e engajamento diferente. Na hora de planejar esse pilar vale a pena direcionar seus esforços onde o seu público-alvo mais atua.
As características das mídias sociais também devem ser usadas como pontos decisores a fim de que se busque as melhores soluções para demandas específicas.
Interação com o público e objetivo da empresa são pontos centrais que devem ser pesados nestas decisões de marketing.
Quando olhamos para o Facebook, por exemplo, enxergamos um perfil de público com um nível de interação muito diferente do Instagram. Um mesmo usuário pode interagir bastante em uma plataforma e em outra não apenas por conta do seu condicionamento de uso e de sua expectativa de experiência na mídia.
MOBILE e a Nova Onda do Digital
O mobile hoje é uma extensão da vida das pessoas e deve ser encarado como um forte aliado para empresas que desejam firmar o seu posicionamento na web.
Independente de classes, quase 80% do mundo tem acesso a este dispositivo em 2021, o que faz dele o principal canal de contato entre empresa e cliente.
No que se refere a estratégia de disponibilidade mobile para o seu plano de marketing digital é válido compreender e dominar ferramentas a fim de agregar valor ao seu público e melhorar sua marca online.
Sobre este pilar é importante observar as seguintes extensões:
Aplicativos (principalmente na comunicação)
Otimização de sites e sistemas para mobile
No que diz respeito às aplicações é válido lembrar que nem sempre o App vai resolver a vida de uma empresa, seja ela uma varejista B2C ou um conglomerado B2B.
O que é necessário compreender é se a inclusão de um aplicativo móvel, de fato, vai impactar positivamente as empresas e quanto este impacto vai custar ao capital da organização.
No boom dos apps na década passada existia uma mitologia de que todas as empresas deveriam possuir aplicativos a qualquer curto.
Felizmente o mercado vem amadurecendo e já é possível ver até movimentações contrárias de grandes organizações que estão descontinuando aplicativos e focando em outras direções no ambiente digital. Ou seja, reposicionando o seu posicionamento digital.
Quando falamos em mobile os sites também geram um grande impacto na vida dos usuários de todo mundo.
Dependendo no nicho do site seus acessos podem chegar a quase 100% de dispositivos mobile.
Os sites resposivos já são realidade e já é uma tecnologia estabilizada para as grandes escolas de desenvolvedores. Por este motivo a penalidade para sites não responsivos é tão alta nos dias de hoje.
Trazer uma experiência mobile para seus usuários é tão importante quando a própria experiência em si. Pois, se você não está na palma da mão não adianta em nada o valor do seu conteúdo apresentado.
ADS e a Publicidade Paga no Posicionamento Digital
Ter um produto ou serviço excelente não garante seu sucesso na internet de forma pragmática ou instantânea.
Apresentar o que sua empresa faz é importante para dar ao seu público a informação na qual ele necessita naquele determinado momento ou até mesmo gerar uma demanda que ainda não existe.
As estratégias de Adsense ainda são uma das maiores bases de prospecção de clientes que as empresas podem desenvolver no ambiente web. Quando bem aplicadas constumam gerar grandes níveis de alavancagem estrutural no marketing das empresas.
As principais estratégias de Adsense que você pode utilizar para a sua empresa são:
Programa de Afiliados
Parcerias em ambientes de nicho etc.
Cada uma dessas estratégias tem seu valor e seu objetivo dentro do ambiente web. Cada uma agrega valor de seu jeito no composto dos pilares do posicionamento digital no qual a sua empresa pretende chegar.
Assim como alguns dos pilares descritos neste artigo, as estratégias atendem públicos distintos em ambientes igualmente distintos.
O Google Ads por exemplo tem um nicho de mercado público totalmente diferente do Facebook Ads. Este último, inclusive, tem sido o grande responsável pela expansão de marketing de massa em mídias sociais.
Assim como essas duas últimas estratégias o programa de afiliados atua como uma verdadeira rede de conexões comerciais dentro do marketing digital.
É, inclusive, uma das estratégias mais antigas de marketing, sendo remodelada e adequada ao longo do tempo frente às enormes mudanças no mercado do marketing físico e digital.
As parcerias em ambientes de nicho estão cada vez mais claras e mais rentáveis para as empresas. Além disso, em alguns casos tem sido o grande diferencial estratégico no posicionamento digital em diversos aspectos.
As principais parcerias encontradas são as de empresa e influencers e as de empresa com outras empresas de mesmo nicho e também de mercados diferentes.
SEO
SEO pode ser considerado um dos Graaus do marketing de conteúdo e dos pilares do posicionamento digital para qualquer empresa, seja ela de nível local ou mundial.
Por se tratar de um conjunto de configurações estruturadas que devem ser constantemente metrificadas o SEO é constantemente desprezado por muitas empresas.
Em outros artigos nós iremos nos aprofundar mais sobre SEO aqui no blog da Startow.
Vale salientar no momento que as estratégias de SEO são compreendidas tanto nas estruturas On-site quanto nas Off-Site.
Cada vez mais os motores de busca vêm se reestruturando para atender as novas demandas de usuários em nível global.
Quando falamos em SEO neste artigo nos referimos a todos os tipos de estratégias de SEO em buscadores e também dentro das mídias sociais, em especial Facebook, Instagram e Youtube.
Isto porque os ambientes estratégicos de SEO estão cada vez mais interligados e dependentes no que se refere a embasamento de conteúdo orgânico.
Entender os mecanismos de SEO está ficando cada vez mais difícil e ao mesmo tempo torna-se cada vez mais acessível para os criadores e também para as empresas que estão em busca dos usuários atraídos pelo conteúdo.
Por este motivo a profissionalização das estratégias de SEO para empresas vem se tornando papel fundamental no desenvolvimento de atração de clientes através de conteúdo orgânico.
É possível ver grandes corporações desenvolvendo seu mercado com quase a totalidade de seu funil de marketing sendo executado através de conteúdo orgânico.
Contudo, não se engane, chegar um nível alto de SEO demanda tempo e muito esforço da equipe de marketing. Porém, é algo compensador a longo prazo.
WEBSITE
Falando em SEO não poderíamos de deixar de lado a estratégia de uso de website para empresas e pessoas em busca do posicionamento digital. É uma das mais antigas e eficientes estratégias até o momento atual.
Se sua empresa de fato quer gerar valor e ter uma presença digital forte ela não pode deixar de ter um site.
Isto porque o site ainda é um condicional para a profissionalização de uma marca. Além de proporcionar a esta empresa uma infinidade de expansão em escala que em outros canais não é possível ter.
No que se refere a estratégia de sites temos os seguintes pontos: Lading Pages, e-Commerce, Conversão otimizada, Teste A/B, Nível de experiência do usuário, escala e muito mais.
Iremos bordar cada uma dessas estratégias em outros conteúdos, porém não podemos deixar de falar da importância do direcionamento dos sites para pessoas e empresa.
Os sites proporcionam um nível de comunicação que pode ir muito além da simples expressão de publicidade de marca ou produto.
Através da comunicação eficaz é possível tornar o site uma extensão da organização no meio digital.
Caso o sítio web traga uma experiência agradável ao cliente e ao usuário ele pode e tem a capacidade de trazer muito mais que simples leitores.
O desenvolvimento, gerenciamento e manutenção dos sites é algo que deve ser levado em consideração no ato da sua concepção. Isto porque manter um site requer cuidados especiais que todos os gerentes de conteúdo web devem tomar.
Por esse e outros motivos a sua empresa deve pensar bem o lançamento, reestruturação ou readequação de um site. Caso possua dúvida a respeito desse processo entre em contato com uma empresa especializada.
O e-mail ainda é a forma de comunicação formal mais utilizada na internet até hoje. Mesmo com meios de comunicação bem mais rápidos e dinâmicos temos o e-mail como o canal oficinal de comunicação que ainda permute um bom nível de controle.
Gerenciar bem e ter um plano interno e externo de uso de e-mails é crucial para seu negócio girar bem, além de proporcionar a você a sua empresa uma ótima comunicabilidade.
E-mails profissionais e/ou e-mails com nome da sua empresa são pontos a serem considerados para que a sua presença digital torne-se consolidada.
A utilização de aplicativos de gerenciamento de mensagens e e-mails também deve ser considerada a depender do tamanho da sua empresa.
Alguns pontos que sua empresa deve ficar atenta em relação ao uso dos e-mails são: respostas automáticas, uso de newsletters, plataformas de disparos dedicadas, aparência do e-mail, padronização e filtragem de textos.
Todas estas estratégias compreendem um nicho específico dentro do marketing digital no qual, a depender do seu segmento de atuação, poderão ou não compor um leque de ferramentas na qual a organização pode fazer uso.
A principal preocupação ao tulizar o e-mail como estratégia é desenvolver um planejamento claro e direcionado ao seu público com conteúdo autêntico. Isso pode evitar que toda a sua estratégia seja percebida pelo cliente como mero spam ou “venda trocada” de info.
CRM
O CRM pode ser um verdadeiro divisor de águas para grandes organizações que necessitam de um nível alto de gerenciamento de clientes na web.
Isto não impede de pequenas empresas também utilizarem. Nestas o uso é meio que opcional a depender de suas necessidades on e off-board, porém nas grandes é necessário e justificável o investimento.
O uso dos CRM’s pode melhorar a experiência da presença digital da sua empresa no que diz respeito a utilização de Inbold Marketing, Geração de Leads e é claro, um bom plano de conversão de clientes.
Contudo, nem tudo são flores e são necessárias diversos ajustes para que um processo direcionado ao uso de um CRM possa funcionar.
Na maior parte das vezes a etapa humana consiste em um dos maiores desafios para as empresas que pretendem ou já estão implementando um gerenciamento via CRM.
Em todo caso, o CRM é muito crítico no que diz respeito aos pilares do posicionamento digital dentro do composto do digital marketing.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
De nada adianta ter um bom produto, boas práticas de prospecção digital, boas ferramentas de implementação e não ter um bom marketing de relacionamento.
Diante da paridade de serviços e produtos ofertados no mercado o pós compra tem se tornado o diferencial para muitas empresas.
A fidelização do cliente hoje está tão atrelada ao atendimento quando ao próprio serviço ou produto. Portanto, ter um bom sistema de marketing de relacionamento é fatal para seu sucesso e sua boa presença digital.
Boas práticas de marketing de relacionamento estão relacionadas a: Reviews, Relações públicas, Estratégia de uso de influenciadores, Gestão pós compra, comunicação pessoal.
Assim como o tópico anterior, o marketing de relacionamento está muito atrelado ao desenvolvimento de pessoal. Ou seja, a qualificação e a capacitação humana nesta etapa do marketing é de suma importância para o objetivo da empresa.
CONCLUSÃO
Esses foram os 8 pilares do posicionamento digital que sua empresa deve abordar como estratégia no marketing digital.
A depender do ramo da sua empresa e do seu tamanho uma ou outra estratégia pode ser mais impactante e deve ser privilegiada em detrimento das demais.
Contudo, é preciso avaliar e planejar bem o uso dessas ferramentas a fim de extrair o potencial máximo desses canais em busca de resultados para seu negócio.
A análise caso a caso de cada projeto pode direcionar os melhores e mais eficientes mecanismos necessário para que a engrenagem possa funcionar de maneira a impactar positivamente nos objetivos e metas apresentadas pelo projeto.
A estratégia do posicionamento digital oferece a qualquer empresa uma visão holística eficaz e ao mesmo tempo panorâmica sobre o ambiente interno e externo da organização.
A partir dai é importante uma análise direcionada e centrada na organização, nas pessoas e principalmente no produto ou serviço oferecido.
Neste artigo nós apresentamos os 8 pilares do posicionamento digital de maneira ampla a fim de mostrar que existem dentro das diversas estratégias outras diversas ferramentas que podem literalmente alterar o patamar do marketing digital de qualquer empresa.
É importante frisar que para que essas estratégias e ferramentas de marketing digital possam ser plenamente utilizadas e analisadas há uma necessidade de um conhecimento interno da organização para que possam ser identificados pontos fortes e fracos no processo organizacional.
Nós da Startow temos algumas soluções que sua empresa pode utilizar nesse processo de crescimento de posicionamento digital, tais como:
- Criação e desenvolvimento de sites profissionais
- Gerenciamento de sites e sistemas
- Marketing de conteúdo
- Google e Facebook Ads
E muito mais.
Ficou alguma dúvida sobre o artigo? Fala com a gente que podemos te ajudar e ajudar a sua empresa dentro do marketing digital.