Aplicar Estratégias de SEO Local passou na última década de opção para obrigação entre as pequenas e médias empresas. Isto, ao menos, para as empresas conectadas nas estratégias digitais e estratégias de seo local que podem gerar impacto nos seus negócios e consequentemente em suas receitas.
No cenário atual, onde a presença online é vital para o sucesso de qualquer negócio, entender e aplicar SEO local pode ser a chave para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Em alguns cases, até, pode ser encarada como uma virada de chave para o poder de alcance das empresas, especialmente as de pequeno porte que tem um poder de alcance no digital mais reduzido.
SEO local é uma estratégia que ajuda as empresas a serem encontradas por pessoas que estão procurando produtos ou serviços na área local. Neste artigo, vamos explorar como aplicar as estratétigas SEO local em sua empresa e destacar as melhores práticas para otimizar sua presença online.
As práticas abordadas e ensinadas neste artigo são apenas algumas das dezenas que a sua empresa pode experimentar e investir no ambiente competitivo do posicionamento local. Algumas dessas Estratégias de SEO Local são mais aplicáveis a determinados segmentos de negócio.
Por isso é importante observar e refletir o que pode ou não ser aplicável localmente para que você possa introduzir no Marketing Digital do seu negócio. Caso queira garantir resultados mais contundentes, procure a ajuda de profissionais de Marketing para escalar sua estratégia digital.
Introdução ao SEO Local – Iniciando a sua Estratégia de SEO Local
Você não precisa saber tecnnicamente sobre o que é e o que se faz em SEO. Contudo, saber o básico sobre o modelo de posicionamento da sua empresa em sua região competitiva é importante.
O que é SEO Local?
SEO local refere-se ao processo de otimização de seu site ou negócio relacionado à presença online para atrair mais clientes em buscas locais relevantes. Essas buscas ocorrem nos mecanismos de busca como Google e Bing, e geralmente incluem termos específicos de localização. A grosso modo iremos nos referenciar apenas com o Google, que detem mais de 90% de base de buscas na internet.
Criar ou fazer um trabalho correto de SEO local é imprescindível para que você APAREÇA para os seus potenciais clientes. Existes estratégias e ferramentas específicas para aumentar esta exposição ao público. Trataremos mais detalhadamente sobre cada uma delas no decorrer do artigo.
Associe sempre o SEO ao seu posicionamento nos motores de busca quando as palavras-chave relacionadas ao seu negócio forem digitadas. Se quiser se aprofundar mais sobre o tema de maneira específica pesquise em nosso blog sobre o assunto
Importância do SEO Local
A otimização local é essencial para pequenas e médias empresas que dependem de clientes da comunidade ou região. Isso porque uma grande porcentagem das buscas online hoje tem uma intenção local, seja procurando por “restaurante perto de mim” ou “loja de ferramentas em [sua cidade]”.
É importante lembrar que o SEO Local é diretamente relacionado à confiança e a disponibilidade da empresa na região. Sem fatores como estes é improvável que os seus Leads sejam convertidos em clientes e que estas estratégias de SEO local funcionem.
Pesquisa de Palavras-chave Locais
O domínio e o entendimento das palavras-chave relacionadas ao seu negócio é imprescindível. Mais uma vez, não é necessário ser um expert no assunto, porém, é importante saber que este fator tem um peso enorme nos fatores de ranqueamento local.
Ferramentas de Pesquisa de Palavras-chave
Ao iniciar a sua jornada com SEO Local é importante saber como trabalhar com palavras-chave. Isto porque é a partir desse conjunto de palavras que você vai estruturar os condicionamentos de busca para o seu negócio de maneira local.
Utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner, Ahrefs, e SEMrush pode ajudar a identificar as palavras-chave locais mais relevantes para o seu negócio. Essas ferramentas oferecem insights valiosos sobre o volume de buscas e a concorrência para cada palavra-chave.
Nós indicamos o uso do Google Keyword Planner dentro do painel do Google Ads. A plataforma é gratuita e pode ser acessada a partir da ativação da sua conta Ads.
Como Escolher as Melhores Palavras-chave Locais
Para escolher as melhores palavras-chave, considere a relevância, volume de busca e a concorrência. Palavras-chave de cauda longa, que são frases mais específicas e geralmente menos concorridas, podem ser muito eficazes. Por exemplo, “melhor pizzaria em [sua cidade]” é mais específico e pode atrair um tráfego qualificado do que apenas “pizzaria”.
Quando digitamos pizzaria o Google entende que é um termo abrangente e genérico. Consequentemente vai retornar resultados mistos. Contudo, observe que sempre há pizzarias locais, pois, o mecanismo entende que é uma busca de termo genérico local.
Se buscarmos Pizzaria na Avenida Paulista em São Paulo teremos um retorno quase que totalmente de negócios locais, com exceção dos anúncios patrocinados.
Entender estes conceitos de uso de palavras-chave é crucial para o posicionamento do seu negócio através do SEO Local. Esta é uma Estratégia de SEO Local importantíssima que 95% dos comerciantes não sabem e consequentemente não configuram de maneira correta.
Otimização do Google Perfil de Empresa ou Google Business Profile (GBP)
Aqui no site temos conteúdos dedicados exclusivamente ao Google Perfil de Empresa ou Google Meu Negócio. Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto basta pesquisar aqui no site que você vai encontrar vários conteúdos relacionados.
O Google Perfil de Empresa ou Google Meu Negócio é de longe o melhor caminho para se posicionar localmente nas buscas do Google. Isto porque oferece ferramentas que proporcionam um condicionamento do perfil da empresa de maneira gratuita.
Claramente é necessário um trabalho de otimização do perfil de maneira competitiva e profissional. Você pode contar conosco para ajudar a sua empresa com seu posicionamento do perfil do Google Business Profile.
Se ainda não tem uma conta inicie já realizando as etapas a seguir.
Criando e Verificando sua Conta
Para começar, crie uma conta no Google Meu Negócio e verifique sua empresa. Isso inclui fornecer informações precisas sobre sua empresa, como endereço, número de telefone, horário de funcionamento, e categoria de negócios.
Criar ou requisitar o perfil e concluir as configurações iniciais é o básico para qualquer empresa. Isto não necessariamente vai posicionar o perfil da sua empresa nas primeiras colocações de busca local no Google. Exite toda uma estratégia de otimização baseada para este perfil como já falamos anteriormente. Você pode saber mais sobre isso aqui.
Otimizando a Página do Google Perfil de Empresa
Complete todos os campos do seu perfil do Google Meu Negócio. Use fotos de alta qualidade, responda às avaliações dos clientes, e publique atualizações regulares para manter seu perfil ativo e engajado.
Se você deseja focar a energia do seu negócio no que mais importa e delegar a gestão do seu perfil para proffisionais da área pode deixar conosco. Nós oferecemos um serviço de consultoria profissional para Google Perfil de Empresas. Entre em contato conosco e saiba mais.
Citações e Listagens Online
Aqui é outra Estratégias de SEO Local que é baseada em métodos técnicos básicos que funcionam muito bem. A ideia é ter a sua NAP (nome da empresa, telefone e endereço) em diversos diretórios locais, regionais e nacionais.
Aqui vale o volume, quando mais melhor. Contudo, se atente a realizar cadastro em sítios seguros que oferecem uma boa pontuação de domínio para que o Google entenda que as referências voltadas para o seu negócio sejam qualificadas.
O que são Citações?
Citações são menções do nome, endereço e número de telefone de sua empresa (NAP) em outros sites e diretórios online. Elas ajudam a aumentar a credibilidade e a visibilidade do seu negócio.
As citações também valem para outros sites e demais plataformas que suportam tal configuração.
Importância das Citações para SEO Local
Use ferramentas como Moz Local ou BrightLocal para gerenciar suas listagens e garantir que suas informações estejam corretas e consistentes em todas as plataformas.
Contudo, no Brasil, a realidade das pequenas e médias empresas faz com que as melhores opções seja os diretórios e os sites locais. Para conseguir citações em locais como estes vale fazer parcerias e, em último cso, fazer publicidade paga para o direcionamento das citações.
No geral, criar uma NAP ou um backlink para sites dessa categoria custa muito pouco e tem um bom impacto de longo prazo. A realidade da sua empresa é que vai decidir se irão ou não investir nessa Estratégias de SEO Local.
Avaliações e Feedback de Clientes
As avaliações e Feedback são dois pontos que muitas empresas, incluindo as de grande porte, não se atentar e não dão a devida atenção. Mas é mais uma Estratégias de SEO Local que além de dar um aspecto profissional a sua empresa também canalisa pontos de melhoria e crescimento do seu negócio a partir do retorno honesto dos clientes.
Importância das Avaliações
Avaliações online são um fator de classificação significativo para SEO local. Elas não só influenciam a decisão dos clientes, mas também afetam a visibilidade nos motores de busca.
Em se tratando de Google Perfil de Empresa é um ponto crítico que as empresas deve cuidar para não perder posicionamento.
Estratégias para Obter Avaliações
Incentive seus clientes a deixarem avaliações através de e-mails de follow-up, links diretos em seu site e pedindo diretamente após uma transação bem-sucedida enviando o link de avaliação do Google Perfil de Empresa.
Existe toda uma estratégia desenhada de pedido de avaliações. Nós faremos um conteúdo exclusivo aqui no blog da Agência a respeito desse tema.
Como Gerenciar Feedback Negativo
Responda rapidamente às críticas negativas de maneira profissional e útil. Isso mostra aos clientes que você valoriza o feedback e está comprometido em melhorar.
Fique atento para não exagerar nas respostas e cuide para esclarecer todas as suas dúvidas.
Conteúdo Local Otimizado
Desenvolva conteúdo que seja relevante para a sua audiência local. Isso pode incluir blog posts sobre eventos locais, guias de bairro, e histórias de sucesso de clientes locais.
Incorporando Palavras-chave Locais
Incorpore palavras-chave locais em seus títulos, descrições e no corpo do conteúdo. Isso ajudará seu site a aparecer nos resultados de busca para termos locais.
Isso também tem impacto em se tratando de Google Perfil de Empresa. Essas observações servem tanto para o posicionamento com sites quanto para posicionamento com perfil do Google.
Links Locais
Links locais são backlinks provenientes de outros sites da mesma área geográfica. Eles ajudam a aumentar a autoridade e a relevância do seu site para buscas locais. Em se tratando de backlinks o volume também importa, ou seja, consiga bons backlinks de sites com uma boa autoridade de domínio.
Estratégias para Obter Links Locais
Colabore com outras empresas locais, participe de eventos comunitários e patrocine organizações locais para ganhar backlinks de qualidade. Todas as parcerias são válidas. Porém, lembre-se de que obter referências de links de locais da mesma área tem maior índice de relevância.
Mobile SEO para Empresas Locais
Importância do Mobile SEO
A maioria das buscas locais são realizadas em dispositivos móveis. Portanto, ter um site otimizado para mobile é crucial para capturar esse tráfego. Realize uma auditoria em seu site para saber se ele está 100% otimizado para aparelhos móveis.
Melhores Práticas para SEO Mobile
Certifique-se de que seu site é responsivo, carrega rapidamente, e proporciona uma excelente experiência de usuário em dispositivos móveis.
Para realizar uma análise mais técnica utilize a ferramenta Page Speed Insights do Google.
SEO Técnico para Negócios Locais
Entrando em uma etapa mais técnica de SEO temos alguns elementos para implementar e melhorar as Estratégias de SEO Local que impactam em seu negócio de maneira orgânica.
Elementos Técnicos Essenciais
Aspectos técnicos como a velocidade do site, a estrutura da URL, e a segurança (HTTPS) são fundamentais para o SEO local. Conteúdo também é extremamente relevante e tem um peso significativo no âmbito dos aspectos de buscas.
Melhores Práticas Técnicas
Realize auditorias regulares do seu site, corrija erros de rastreamento, e otimize a estrutura do seu site para melhorar o desempenho nos motores de busca. Existem diversas ferramentas de auditoria gratuitas na internet. Basta perquisar por “Auditoria de Site Gratuita” para obter os melhores resultados e realizar a sua auditoria.
Assim como auditoria de sites também existem as auditorias deperfis do Google Perfil de Emresa. Esse tipo de auditoria é mais difício fazer de forma gratuita, sendo possível apenas em ferramentas pagas.
Caso necessite de uma auditoria em seu Perfil de Empresa do Google basta solicitar à nossa equipe Aqui.
Mídias Sociais e SEO Local
Entre as Estratégias de SEO Local elencadas aqui as mídias sociais são indispensáveis. Isto porque o ambiente das mídias sociais é elemento fundamental para posicionar uma empresa no digital.
Como as Mídias Sociais Impactam o SEO Local
A presença ativa nas mídias sociais pode aumentar a visibilidade e a reputação da sua empresa, o que pode indiretamente afetar o SEO local. Lembre-se que todas as referências relacionadas ao seu projeto são bem vindas.
Estratégias para Otimizar Mídias Sociais para SEO
Compartilhe conteúdo localmente relevante, engaje com a comunidade local e utilize hashtags locais para aumentar seu alcance. O conteúdo é rei neste aspecto, então valorize-o e trabalhe da melhor maneira possível.
Monitoramento e Análise de Resultados nas Estratégias de SEO Local
Ferramentas de Monitoramento
Utilize ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, e ferramentas de SEO específicas para monitorar o desempenho do seu site e suas estratégias de SEO local.
Analisando Dados e Ajustando Estratégias
Analise os dados coletados para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Este processo contínuo ajudará a melhorar sua estratégia de SEO local ao longo do tempo.
FAQs
Como posso verificar se minhas citações estão corretas?
Utilize ferramentas como Moz Local ou BrightLocal para verificar a precisão de suas citações e listagens online.
Quanto tempo leva para ver resultados com SEO local?
Pode levar de 3 a 6 meses para ver resultados significativos, dependendo da concorrência e do setor. Contudo, os resultados mais sólidos só podem ser verificados entre 6 a 12 meses.
É necessário ter um site para aplicar SEO local?
Embora não seja obrigatório, ter um site otimizado pode melhorar significativamente suas chances de ser encontrado nas buscas locais.
Como as avaliações online afetam o SEO local?
Avaliações online influenciam a classificação do seu negócio nos resultados de busca e afetam a decisão dos clientes.
O que fazer se receber uma avaliação negativa?
Responda de maneira profissional, reconhecendo o problema e oferecendo uma solução para demonstrar seu comprometimento com a satisfação do cliente.
Posso fazer SEO local sozinho ou devo contratar um profissional?
Você pode fazer SEO local sozinho, mas contratar um profissional pode acelerar o processo e garantir que todas as melhores práticas sejam seguidas.
Conclusão
Aplicar SEO local em sua empresa pode parecer desafiador, mas com as estratégias e ferramentas certas, você pode aumentar significativamente sua visibilidade online e atrair mais clientes locais. Lembre-se de monitorar continuamente seus resultados e ajustar suas estratégias conforme necessário para garantir o sucesso a longo prazo.
A Startow oferece um serviço de consultoria dedicada para o posicionamento de estratégias de SEO Local. Fale conosco para encontrarmos as melhores soluções para seu negócio e posicionar sua empresa nas melhors posições de busca local.